O primeiro passo importante para o crescimento de qualquer empreendimento é a aquisição do usuário. Como os usuários estão descobrindo seu produto? E tão importante quanto – quanto isso está custando a você? Se você está trabalhando em um projeto independente em seu tempo livre, a resposta para a segunda pergunta precisa ser – não muito.

É aqui que nosso projeto independente está agora – precisamos fazer com que os usuários usem nossa otimização de sites goiania para ver se ele fornece valor suficiente para que se tornem usuários ativos. E se não fornecer valor suficiente – precisamos ser capazes de continuar trazendo usuários de forma sustentável para continuar testando diferentes iterações para descobrir o que funciona. E precisamos fazer tudo isso a um custo mínimo. De preferência, custo zero.

Parece fácil, certo?

Nosso produto é o Clippit – um aplicativo para Android que usa tecnologia OCR para permitir que as pessoas salvem citações de onde e quando quiserem. É simples – se você estiver lendo um livro e encontrar uma citação que deseja salvar, basta tirar uma foto da página e destacar a citação de que gostou com nossa ferramenta de realce. Clippit faz o resto.

É especialmente útil para salvar aprendizados que são significativos para você, para que você possa revisá-los a qualquer momento.

Nosso Ponto de Partida

Em maio de 2020, o Clippit tinha cerca de 100 downloads. Nosso número de usuários ativos diários era muito baixo, cerca de 1 a 2 usuários ativos, sem nós. Neste ponto, estávamos procurando aumentar nossa base de usuários e havia duas coisas que queríamos alcançar:

Entenda se os usuários gostaram de nosso aplicativo e veja o que podemos adicionar para tornar a experiência melhor – com apenas 2 usuários ativos, isso não era muito viável.

Melhore nosso alcance orgânico na Google Play Store – aprendemos por meio de amigos que publicaram aplicativos de sucesso no passado, que o alcance orgânico na Google Play Store melhora significativamente quando um aplicativo atinge 500 downloads. Portanto, definimos isso como nosso objetivo.

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Como não estamos monetizando nosso aplicativo e ele é gratuito para baixar e usar, aumentar nossas chances de ser vistos organicamente na app store foi muito importante para conseguir usuários sem gastar muito dinheiro. Mas como chegar a esses 500 downloads?

Começamos com alguma otimização da app store, mas com nossos números de download tão baixos, nossa classificação geral na Google Play Store também era baixa. Isso significa que nossas otimizações tiveram um impacto insignificante no crescimento e não vimos nenhuma mudança significativa delas.

1ª Abordagem – Campanha Paga

Fizemos mais pesquisas e descobrimos que, em média, cada instalação paga que um aplicativo recebe pode esperar 1,5 instalações orgânicas adicionais. Então decidimos investir um pouco de dinheiro na esperança de obter os mesmos resultados. Gastamos cerca de US $ 60 em um período de 3 meses.

Queríamos um custo de aquisição de usuário de US $ 0,3 – que é muito baixo, então estávamos dispostos a dar à campanha mais tempo para obter os resultados desejados. A lógica por trás disso é baseada em como as plataformas de compra de mídia funcionam. Plataformas como o Google possuem muitos dados sobre como os usuários interagem com os anúncios. O Google sabe quais usuários clicam em muitos anúncios diferentes, mas não compram muito, e quais usuários clicam apenas em anúncios em uma categoria específica, mas são muito mais propensos a comprar o produto anunciado para eles.

Quando configuramos uma campanha paga com o objetivo de fazer com que os usuários baixem nosso aplicativo, o ideal é que o Google só mostre nosso anúncio para usuários com maior probabilidade de conversão com base nos dados desses usuários. Quanto mais tempo permitirmos que a campanha seja veiculada, mais tempo o Google tem para encontrar esses usuários específicos de alta intenção dentro da restrição de custo de usuário de US $ 0,3. Se dermos ao Google um prazo mais curto para finalizar o orçamento, ele poderá “comprometer” e exibir o anúncio para usuários menos relevantes para atingir sua meta, aumentando o custo de aquisição ao longo do caminho.

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No período de 3 meses de campanha, recebemos 150 downloads. Estávamos próximos do custo de aquisição de usuário que esperávamos, US $ 0,4 por download, mas não vimos o aumento orgânico que esperávamos enquanto a campanha estava em execução. No entanto, vimos cerca de 50 downloads orgânicos adicionais após o fechamento da campanha. Não exatamente a proporção de download de 1: 1.5 que esperávamos, mas ficamos felizes em ver algum tipo de melhoria no tráfego orgânico.

2ª Abordagem – Reddit Post

Após o fechamento da campanha paga, continuamos trabalhando no aplicativo. Nossos usuários ativos aumentaram para cerca de 11-12, e tínhamos dados adicionais sobre ativação e retenção para gerar novas suposições sobre as mudanças necessárias no aplicativo.

Uma das maiores mudanças que fizemos foi no botão de call to action do aplicativo – além de criar um clipe tirando uma foto, também adicionamos as opções para criar um clipe de uma foto salva no dispositivo e criar um clipe de texto livre. Agora os usuários tinham mais opções para salvar citações, o que significava que tinham mais maneiras de interagir com o Clippit.

Conclusão

No final, tanto a campanha paga quanto o post do Reddit nos ajudaram a chegar à nossa meta – 500 downloads no total na Google Play Store. Agora também temos muito mais dados para começar a analisar a atividade do usuário em nosso aplicativo e levá-lo para o próximo nível. No entanto, está claro que a postagem do Reddit fez uma diferença significativa, em um período de tempo muito menor e o mais importante de tudo – era grátis.

Já estávamos cientes do impacto que a mídia social pode causar – recentemente lançamos contas de Instagram e Twitter e vimos alguns downloads deles também – mas nada como o que vimos no Reddit.

Acima de tudo, isso nos provou que, apesar de nossas suposições, nunca podemos saber de onde virá o sucesso. Presumimos que os usuários do Reddit seriam muito mais resistentes a experimentar nosso produto, mas ficamos agradavelmente surpresos ao receber feedback positivo e usuários felizes e recorrentes. Partimos dessa experiência com a motivação de experimentar novos canais para promover o Clippit e incentivamos qualquer pessoa com um projeto independente a experimentá-los também.