Se você quer aprender como vencer a procrastinação, parabéns. Esta é uma atitude fantástica e que faz toda a diferença para que você possa aumentar a sua produtividade e, assim, realizar mais tarefas durante o dia.

A procrastinação, infelizmente, é um problema grave e que acomete muitas pessoas sem que sequer elas percebam que estão sofrendo de procrastinação. Ou seja, muitas vezes as pessoas estão sendo totalmente improdutivas e passam o dia descendo a linha do tempo das redes sociais, só que não se dão conta de que isso é algo que pode atrasar entregas e atividades.

Como resolver? Existe uma fórmula ou um passo a passo? Infelizmente, não existe receita mágica. Só que existem alguns métodos que você pode adotar e testar, de modo a encontrar a melhor solução para você.

Portanto, o artigo de hoje não visa prometer a total vitória contra a procrastinação. Mas sim, é um passo importantíssimo para que você possa saber controlar esta condição e, assim, ser mais produtivo.

Continue lendo!

Aprenda como vencer a procrastinação com 5 dicas importantes (a 3 é a melhor)

Como você já sabe, a procrastinação é sim um problema e, portanto, buscar ajuda para resolver é importantíssimo. Só que esta ajuda, muitas vezes, está muito mais relacionada com você do que necessariamente com o melhor método ou produto.

Ou seja, muitas vezes a procrastinação está ligada a problemas mais profundos do que somente o ato de não conseguir se concentrar. 

E por isso, a nossa recomendação principal, é: procure um psicólogo. Fazer uma terapia pode ser o melhor investimento da sua vida, pois você vai descobrir muita coisa que eventualmente pode estar ligado ao ato de procrastinar.

Além disso, há algumas coisas que você também pode colocar em prática e que vão te ajudar a entender como vencer a procrastinação. Veja:

  1. Identifique o problema;
  2. Experimente óleos essenciais;
  3. Procrastine (sim!);
  4. Tenha objetivos viáveis;
  5. Use a técnica dos 5 segundos;

Não se preocupe. Vamos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora, de modo que você possa compreender o processo por inteiro e adotar a melhor estratégia para o seu dia-a-dia. Pois, como você sabe, todos somos diferentes e não há receita pronta.

Acompanhe!

Como vencer a procrastinação com a identificação do problema

Não há como resolver um problema se você não identificá-lo, não é mesmo? Ou seja, você precisa saber exatamente o que está acontecendo para que possa agir de maneira inteligente. Mas, acima de tudo, agir.

Ou seja, todas as vezes que você estiver procrastinando, tente ligar o botão de alerta. Infelizmente, há muitas pessoas que procrastinam e nem sabem. Ou seja, precisam realizar uma tarefa, mas ficam fazendo outra coisa que não tem nada a ver com a tarefa – como descer a linha do tempo do Instagram ou ver vídeos no YouTube.

Muitas vezes, estas ações são totalmente involuntárias. Afinal, o nosso cérebro sempre tenta “fugir” de situações de desconforto. E realizar uma atividade pode ser estressante – algo que nosso cérebro odeia.

Portanto, tente identificar quando você está procrastinando e force o seu cérebro a se desconectar daquilo, de modo a voltar ao trabalho. Não pense muito. Apenas volte. Você até pode não ser tão produtivo quanto queria ou pode não estar em um bom dia, mas aos poucos você “ensinará” seu cérebro sobre o que é importante.

Como vencer a procrastinação com óleos essenciais

Outra dica bem legal que você pode colocar em prática no dia-a-dia para aprender como vencer a procrastinação, é usar óleos essenciais. Os óleos essenciais são produtos altamente concentrados e que possuem o melhor de uma planta, folha, fruto e raíz. Ou seja, é a essência das plantas.

Este tipo de produto deve ser usado em aromatizadores para deixar o ambiente aromático, de maneira que o nosso sistema nervoso possa receber estímulos de foco e concentração. Porém, você precisa escolher as melhores opções de óleos essenciais.

Uma boa alternativa, é comprar óleo essencial de alecrim. Ele fornece energia e é bastante útil para criar ambientes de foco e concentração, de modo que a procrastinação fique bem longe.

Compre óleos essenciais em lojas seguras e confiáveis, como a Atavie. E nunca se esqueça de aprender como usá-los, pois são produtos concentrados e que não podem ser usados diretamente na pele, olhos, boca ou nariz. Cuidado!

Como vencer a procrastinação com pausas estratégicas durante o dia

Sabe qual é o melhor método para aprender como vencer a procrastinação? Procrastinando! Sim, você precisa “enganar” o seu cérebro e procrastinar em alguns momentos do dia, para que a necessidade de descanso seja atendida e você possa focar naquilo que é importante no dia-a-dia.

Então, entre uma atividade e outra, faça pausas estratégicas para não fazer nada. Faça aquilo que o seu cérebro gostaria de fazer enquanto você está no meio de uma atividade do dia-a-dia, como descer a linha do tempo da rede social ou ver um vídeo no YouTube.

Como vencer a procrastinação com objetivos viáveis na pauta

O dia tem as mesmas 24 horas para todas as pessoas. E isto, não tem como mudar ou lutar contra. Ou seja, você precisa necessariamente conseguir fazer tudo que tem que ser feito, dentro deste período. 

Portanto, coloque objetivos viáveis e alcançáveis para cada dia de trabalho. Não queira abraçar o mundo ou fazer dez coisas ao mesmo tempo. Pois nenhuma delas vai ser bem feita.

Ou seja, você precisa ter tempo hábil entre uma atividade ou outra para fazer pausas estratégicas de maneira a controlar o seu cérebro e, a partir disso, ser mais produtivo.

Como vencer a procrastinação com a técnica dos 5 segundos

Você já ouviu falar da técnica dos 5 segundos? Este é o tempo que o nosso cérebro tem para elaborar uma desculpa para não fazer uma atividade. E se você tomar uma decisão antes destes 5 segundos, a sua procrastinação vai reduzir exponencialmente.

Ou seja, você estará agindo de maneira enérgica para resolver os problemas que tem que ser resolvidos. E a partir disso, você sequer dará chance para o cérebro encontrar uma desculpa para não fazer ou adiar algo.

Bora vencer a procrastinação?