Se você quer aprender a decorar a sala gastando pouco, está no lugar certo. Por aqui, vamos te ajudar a ter boas ideias para que você possa, finalmente, ter a sala dos seus sonhos mesmo que você não tenha muito dinheiro para isso.

Afinal de contas, muitas vezes tudo que você vai precisar ter é um pouquinho de criatividade para que possa, assim, deixar a sua sala convidativa e aconchegante. Ou seja, para isso não é preciso investir milhares de reais em produtos de decoração ou outros tipos de itens estéticos – é possível, com poucas mudanças, deixar tudo lindo novamente.

E como fazer isso? É o que vamos entender a partir de agora. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

Aprenda como decorar a sala gastando pouco – Ideias e dicas

Para decorar a sala gastando pouco, você vai precisar de algumas boas ideias, um tempinho livre para realizar o serviço e, claro, alguma criatividade. Mas antes que você diga que não é uma pessoa criativa, não se preocupe: algumas das ideias que vamos apresentar abaixo são criativas por si só.

Veja a nossa lista:

  • Use piso vinílico em manta para revestir a sala;
  • Experimente decorar as paredes com tecido;
  • Uma pintura simples ou rebuscada pode fazer toda diferença;
  • Invista em uma decoração com quadrinhos e pôsteres;
  • Reforme aqueles móveis que precisam de uma cara nova;
  • Experimente trocar as cortinas;

Vamos explicar o passo a passo de como fazer/instalar/usar todas as ideias listadas acima. Portanto, continue lendo e, quem sabe, você sairá deste artigo já com uma decisão tomada para escolher um bom caminho de decoração.

Vamos lá?

Decorar a sala gastando pouco com piso vinílico

A nossa primeira dica de decoração de sala gastando pouco, é investindo em um piso vinílico em manta. Este tipo de revestimento é muito barato, fácil de instalar e você consegue facilmente transformar o ambiente em algo novo, criativo e diferente.

Você pode comprar piso vinílico em manta por metro ou por metro quadrado, e há vários tipos diferentes que certamente vão fazer todo o sentido do mundo para a estética da sua sala.

Quando você opta por usar piso vinílico na sua casa, a decoração facilmente é transformada e, a partir disso, você não precisa mais pensar em nenhum outro tipo de material para decorar – pois o piso vinílico tem o poder de deixar tudo bonito e elegante.

O piso vinílico é bastante recomendado, inclusive, para outros ambientes – não só para a sala. Ou seja, você pode aplicá-lo em locais como cozinha, área de lazer e outros. Ele só não é muito recomendado em locais muito úmidos, como banheiro ou lavação, além de locais externos. Mas em outros locais ele pode ser facilmente aplicado!

Decorar a sala gastando pouco com tecido

Outra ideia bem legal para decorar a sala gastando pouco, é utilizar tecido de revestimento. Este tipo de material é bastante prático de usar e você pode deixar a sala como nova em poucos minutos.

Por exemplo, você pode usar o tecido na parede como forma de revesti-la e, assim, ter uma parede decorada. Ou, ainda, você pode decorar móveis e outras superfícies com tecido, de modo que eles ganhem uma cara nova e charmosa.

Usar tecido na decoração é bastante fácil e simples, uma vez que é um produto flexível e que entrega um acabamento diferenciado e altamente charmoso. 

Dica: se você aplicar o tecido na parede e reparar algumas manchas após a aplicação, não se preocupe: estes são sinais de cola e que em poucas horas desaparecerão, pois a cola ficará transparente.

Decorar a sala gastando pouco com uma boa pintura

Outra dica prática e barata para decoração da sala, é fazer uma pintura criativa ou simples. Afinal, o simples ato de pintar uma parede já faz com que o ambiente fique totalmente diferente, bonito e charmoso.

Por exemplo, você poderá pintar uma parede única com uma cor mais escura ou clara e assim criar um balanço de cores elegante. Ou ainda, você poderá fazer uma pintura mais criativa e dinâmica, com elementos geométricos como linhas e círculos.

Para esta segunda opção, um pouco mais de trabalho será necessário. Só que acaba valendo muito a pena, pois fica bem legal. Use fita adesiva para criar os desenhos geométricos e depois faça a pintura.

Decorar a sala gastando pouco com quadrinhos

Sim, a gente sabe: usar quadrinhos na decoração não é nada criativo. Na verdade, é até um clichê e uma das primeiras ideias que vêm a mente. Só que, como mencionamos no início do texto, o mais legal é que você pode desenvolver a criatividade. Ou seja, você pode criar seus próprios quadrinhos ou imprimir desenhos que façam sentido para o conceito da decoração.

Dica: utilize cortiça para criar molduras criativas e aplique o desenho/impressão na moldura. É bem baratinho, vai ficar muito legal e a sua sala ficará criativa.

Decorar a sala gastando pouco com reforma de móveis

Outra ideia para decorar a sala gastando pouco, é reformar os seus móveis. Isto pode até parecer complicado, mas não é. Na verdade, é até simples, desde que você utilize os materiais certos.

A primeira ideia é decorar os móveis com tecido. O tecido é flexível, existem vários tipos deles e o seu móvel dará vida nova a sala. 

A segunda ideia, é reformar móveis usando vinil adesivo ou papel contact. Ambas opções são bem baratinhas e podem ser facilmente colocadas em prática. Escolha a opção mais viável para o seu projeto!

Decorar a sala gastando pouco com a troca de cortina

E por fim, mais uma ideia bem baratinha e prática para deixar a sua sala como nova, é trocar as cortinas. Como você sabe, mudar apenas uma coisinha ou outra no ambiente já é mais do que suficiente para que ele fique novo de novo. E trocar as cortinas é algo simples, muito fácil e proporciona muita elegância ao ambiente.

Aproveite as nossas dicas, coloque-as em prática e bora fazer uma decoração legal e criativa!