Canva se tornou um unicórnio em menos de dez anos. A história do Canva é uma história de sonhos, da miséria à riqueza e de uma agitação honesta e de bom coração.

Como empresa, o Canva é uma das empresas de SaaS mais fascinantes a se examinar do ponto de vista de SEO. Seu site e estratégia digital geral são otimizados não apenas para mecanismos de pesquisa, mas também para aqueles que tem ssd kingston no computador.

Canva se tornou o software a ser usado – primeiro, para criar uma capa do Facebook, uma postagem rápida no Instagram ou um convite de casamento e, agora, até mesmo para começar como designer gráfico freelance.

Como o Canva ganhou tanta popularidade? Fazendo um SEO matador.

Aqui estão seis lições que podemos aprender com a estratégia de SEO do Canva para melhorar o desempenho orgânico de uma empresa de software como serviço.

  1. Certifique-se de que seu produto satisfaça uma necessidade

O que separa o Canva do Photoshop? É fácil de usar e rápido de aprender.

Em comparação com o Photoshop, a taxa de adoção do Canva é apenas uma questão de minutos quando você tem um ssd 120gb. Ainda assim, a ferramenta tem os recursos do Photoshop, uma vez totalmente desenvolvida e adotada pelo usuário.

Os fundadores queriam desenvolver uma ferramenta tão fácil que os alunos pudessem usá-la para personalizar as páginas do anuário. Uma ferramenta de design gráfico para não designers.

Eles fizeram exatamente isso.

A ferramenta atendeu a uma necessidade do mercado de acessibilidade de softwares de design gráfico. E fez isso de uma forma amigável para iniciantes, de graça!

Isso colocou a ferramenta em uma trajetória de crescimento estável, mas certa, em que, nos primeiros dois anos, a marca tinha uma média de 3,5 mil usuários por dia, ou pouco mais de 100 mil por mês.

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Como eles escalaram?

  1. Forneça sua ferramenta ou recursos gratuitamente para escalar

Como pessoas, todos nós amamos um bom brinde e sabemos disso!

Então, por que ignorar isso nos negócios?

Não há duas maneiras de contornar isso, realmente. Você precisa fornecer a ferramenta gratuitamente para motivar os usuários a se tornarem clientes pagantes.

O Canva oferece uma ferramenta completa com muitos modelos e recursos gratuitos. Isso lhes trouxe um valor imenso.

Isso agora é reconhecido como um componente obrigatório da estratégia de marketing de SaaS. Mas por que?

O principal objetivo de uma avaliação gratuita de SaaS é mostrar aos compradores em potencial que o software pode fazer o que diz na lata, ou não – que pode atender às suas necessidades. Isso é o que acaba ganhando seus negócios.

Além de o cliente obter a experiência em primeira mão do produto, a empresa também está se beneficiando com um maior controle sobre seus leads de marketing.

Em termos de marketing, isso significa que seus MQLs (leads qualificados de marketing) estão se transformando em SQLs (leads qualificados de vendas). Nota rápida – MQLs são pessoas que expressaram interesse no produto ou empresa, enquanto SQLs são pessoas prontas para comprar.

Então, como uma avaliação gratuita ajuda um MQL a se tornar um SQL? Permitindo que o usuário experimente o que falta e, portanto, desenvolvendo uma necessidade neles de buscar maneiras de resolver seus problemas existentes por meio de uma compra.

Vou lhe dar um exemplo. Quando eu estava usando o Canva diariamente para projetar infográficos e materiais de marketing, havia três funcionalidades que eram importantes o suficiente para que eu realmente perdesse todos os dias:

salvando uma imagem com um fundo transparente

salvar um modelo em vários tamanhos

encontrar elementos altamente específicos que sejam consistentes com o tema uns com os outros.

Tudo isso faz parte do pacote Pro. Descobri que eles fazem parte do pacote Pro não por meio de um anúncio, mas por meio do uso do software e da falta deles.

É assim que eu, e muitos outros usuários do Canva, descobrimos o Canva Pro.

100% organicamente.

Fornecer ferramentas gratuitas permite que uma marca SaaS gere novos clientes de forma consistente, mas também conduza esses novos clientes por meio do processo de vendas de forma orgânica. O melhor modelo de crescimento passa por eles se conduzirem por ele, como é o caso do Canva.

  1. Crie links aproveitando os recursos gratuitos que você fornece

Então, você forneceu sua ferramenta gratuitamente. Se você é o Canva, também forneceu modelos e elementos gratuitamente. Quero dizer, de que outra forma as pessoas vão aproveitar totalmente a ferramenta incrível que você está fornecendo?

O que agora?

Bem, é hora de construir links.

O Canva tem uma estratégia de backlink notável. Uma análise da marca demonstrou que ela tem mais de 4,2 milhões de backlinks. De acordo com especialistas, isso é resultado de um foco compartilhado em um ótimo conteúdo e alcance personalizado.

A estratégia de alcance do Canva pode ser caracterizada pela organização e sensibilidade. Eles empregam quase todas as táticas que discuti em meu guia de estratégia de backlinks que escrevi há algum tempo, e eles estão absolutamente dominando o jogo.

Para lhe dar um breve resumo:

Para ter uma boa classificação, busque variedade no tipo de menções que você recebe

Para ver os resultados, use diferentes estratégias de divulgação para fazer sua marca crescer organicamente por meio de backlinks.

  1. Crie páginas de categoria para seus modelos para evitar problemas de conteúdo

Pergunte a qualquer SEO quais são seus maiores problemas relacionados ao conteúdo e eu garanto que os problemas de duplicação e as páginas finas ocuparão algumas das classificações principais.

Crie páginas de destino com base nas consultas de destino relacionadas ao produto mais comuns. O Canva faz isso por meio de:

ter uma página de modelo; mas também

construir uma hierarquia inteira de páginas de categoria de modelo (por exemplo, modelos de capa de CD, modelos de convite de casamento, modelos de capa de livro, modelos de cartão de visita, etc.); mas também (!)

Criação de subcategorias das páginas de categoria com termos descritivos, como palavras-chave relacionadas à ocasião (por exemplo, festa, casamento, chá de bebê).

Ao fazer isso, o Canva permite que o Google veja os modelos que estão disponíveis.

A estrutura simples de URL beneficia o Canva com a indexação rápida da página e também com um CTR mais alto.

Essa organização de modelos também cria uma ótima experiência do usuário (UX) e correspondência de intenção do usuário para os usuários que procuram designs de modelo altamente específicos e de nicho.

Por último, mas não menos importante, isso permite que o Canva hospede muitos modelos que normalmente não têm muito texto anexado a eles em páginas que incluem muito texto. Isso dá a oportunidade de fazer a otimização do texto da palavra-chave, bem como evitar o risco de veicular páginas finas do Google.

  1. Meça, meça, meça! Recompense páginas de alta conversão com otimizações na página

A primeira coisa que você precisa saber ao fazer marketing para uma empresa de SaaS é quais páginas realmente convertem os usuários.

Estas páginas são as únicas que você precisa para mimar de verdade.

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De acordo com

Tam Al-Saad

do Manifesto de crescimento, para o Canva, essas duas páginas são:

a página inicial, cujo objetivo da página é converter o tráfego altamente qualificado em usuários “freemium” e de teste

a página do produto, cujo objetivo da página é converter o tráfego frio e quente em usuários de teste.

Já demonstramos como isso é feito na seção anterior, mas aqui está uma recapitulação: títulos, tags, excelente UX e arquitetura intuitiva.

Basicamente, torna mais fácil para o usuário descobrir por que e como começar a usar o produto, o mais rápido possível.

Mas sim, você pode estar pensando. Canva é uma marca enorme, com muitos backlinks e uma equipe enorme. E quanto às marcas SaaS menores – essa estratégia funcionará para elas?

A agência em que entrei recentemente, já o fez no passado com o Piktochart, vencendo o Canva em seu jogo.

Outra maneira legal de o Canva otimizar seu desempenho na página é criando programaticamente diferentes páginas de aterrissagem, com base nas consultas transacionais do usuário. Por exemplo, se um usuário tiver uma consulta relacionada ao conteúdo (convite de aniversário) com uma palavra-chave baseada em ação (por exemplo, criar), a página de destino será otimizada para essas palavras-chave. Uma visão geral do processo é explicada neste vídeo.

Isso permitiu maiores conversões de visitantes em usuários freemium para a marca SaaS.

  1. Recompense seus clientes pagantes mais do que seus usuários de teste

As marcas de SaaS geralmente são culpadas de perseguir os usuários freemium e recompensá-los mais do que seus clientes pagantes existentes. Esta é a última etapa da estratégia, mas é indiscutivelmente algo que você deve fazer desde o primeiro dia:

Dê a seus usuários pagantes exatamente o que eles desejam para que se tornem defensores de sua marca.

O conteúdo que você cria, sejam modelos, ferramentas gratuitas ou qualquer outra coisa, deve atender às necessidades existentes de seus clientes pagantes, bem como às necessidades de seus clientes freemium em potencial.

A maneira de conseguir isso é combinar muito as buyer personas tanto em valor quanto em estratégias de marketing. Pense exatamente em quem você deseja atrair e por que, então crie um conteúdo perene que atenda às necessidades desse segmento de usuários.